Se você está pensando em fazer essa transição, antes de se perguntar como ser vegano, é importante que você já saiba exatamente qual é a definição de veganismo:
“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.”
Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.
Pode levar algum tempo para se acostumar com as mudanças da dieta vegan, explorar novos alimentos e desenvolver sua rotina. Não desista e vamos lá!
Dicas gerais:
Tenha em mente o motivo da sua decisão: antes de se perguntar como ser vegano, você precisa decidir mudar e conhecer os motivos para se tornar vegano. Quando estiver difícil de resistir a algum alimento ou roupa, lembrar o porquê resistir te dará forças para continuar.
Assista a documentários: eu realmente acredito que nem todo mundo precisa ver a crueldade animal de perto para tomar essa decisão, mas para muitos é importante. Nos ajuda a lembrar de como é a vida desses animais e a lutar por eles.
Esteja cercado de pessoas com os mesmos ideais: calma, não se desespere se você é o único da sua família a escolher o vegetarianismo. O que acha de seguir influenciadores veganos? Perfis de receitas e notícias veganas? Assinar nossa newsletter?
É só alimentação?
Ao decidir se tornar vegano você escolhe, na medida do possível e do praticável, abolir todas as formas de exploração animal. Assim, além da alimentação, você passa a se preocupar se os produtos que você usa são testado em animais, se possuem algum componente animal na composição.
Quando você escolhe o veganismo, você começa a ver que estamos cercados de crueldade animal. Além da carne, você pode ver a crueldade animal em:
- Lã, couros, seda, cashmere, angorá, pelos e peles no geral são todas matérias-primas ‘retiradas’ de animais;
- Testes farmacêuticos e testes em cosméticos, comprovados que não são mais necessários
- Óleo de palma, o óleo vegetal mais vendido no mundo, causa a morte de 5.000 orangotangos anualmente na Indonésia por terem seu habitat devastado.
- Entre outros exemplos.
Ficou com aquelas dúvidas clássicas? “Mas veganismo é impossível, até pneu de bicicleta tem ácido esteárico de origem animal” ou “Quer dizer que você não vai tratar uma doença porque a medicação é da empresa x que testa em animais”?
Para responder essas perguntas é importante voltar a definição de veganismo dita pela Vegan Society que comentei lá em cima. O veganismo é abolir o máximo possível de crueldade animal das nossas vidas.



